Cicatriz-de-abdominoplastia

Cicatriz de abdominoplastia: conheça os principais cuidados

A cicatriz de abdominoplastia é uma das maiores preocupações das mulheres que optam pela retirada do excesso de gordura ou pele dessa região abdominal. 

Esse medo não é sem sentido, pois se não forem providenciados os cuidados necessários no processo pós-operatório, a cicatriz pode ficar com aspecto muito ruim.



Ou ainda, por negligenciar o tratamento adequado e não seguir as indicações da equipe profissional responsável pelo acompanhamento.

Antes de fazer a abdominoplastia é importante entender os tipos que existem e as cicatrizes resultantes desse procedimento. Você pode tirar todas as dúvidas com a nossa equipe: Clique aqui para agendar.



Ademais, é necessário contactar os profissionais para cada fase e assim providenciar todos os cuidados indispensáveis para uma recuperação completa. 

Quer saber sobre essa cirurgia e o que fazer para cuidar da cicatriz de abdominoplastia? Veja as informações preparadas para você. 

Cicatriz de abdominoplastia: conheça os tipos e como cuidar

A dermolipectomia abdominal, popularmente conhecida como abdominoplastia é uma procedimento cujo objetivo é retirar gordura ou pele em excesso da região abdominal, por meio de cirurgia. 

Cicatriz-de-abdominoplastia-cuidados-especiais-ok

A procura por ele é crescente, uma vez que a temida barriguinha, é um dos maiores incômodos para as mulheres. 

Trata-se de um procedimento altamente eficaz na retirada do acúmulo de gorduras e excesso de pele decorrentes da gestação ou perda de peso considerável. 



Como resultado, a mulher terá um abdômen muito mais liso, reto e principalmente sem flacidez, e ainda com os músculos bem definidos, desde que siga um bom pós-operatório.

No entanto, é preciso se informar sobre como funciona a cirurgia e como é a cicatriz de abdominoplastia.



Além disso, é importante seguir todas as orientações do seu profissional de Fisioterapia pós-operatório, além de fazer o procedimento adequado, usar a cinta modeladora pós cirúrgica e as meias de compressão.

Para que você tenha todas as informações básicas necessárias, vamos falar um pouco sobre os tipos  de cicatrizes que podem resultar do processo cirúrgico.

Mini cicatriz

Como o próprio nome já diz, esse tipo de cicatriz é bem pequena, pois é o resultado da mini abdominoplastia. 

Ela é indicada para casos específicos,  nesse caso o objetivo é retirar o excesso de pele na região inferior do abdômen.



Como resultado desse procedimento, haverá uma pequena cicatriz na região abdominal,sem marcas no umbigo, pois a incisão é bem pequena.

Sendo assim, a mini-abdominoplastia antes e depois é bem diferente no que diz respeito à aparência de uma cicatriz cirúrgica do abdômen.

Cicatriz clássica

Ela é o resultado da abdominoplastia mais comum. Fica localizada na região inferior do abdômen, mas se estendendo até as extremidades. 

Seu tamanho está inteiramente ligado à correção que será feita, quanto maior a necessidade, maior será a cicatriz. 

Mesmo sendo um pouco maior que a mini cicatriz, ela pode facilmente ser escondida pelo uso de roupas íntimas ou de banho. 



Mesmo as mulheres que passaram pelo parto cesária não sofreram com o acúmulo de duas cicatrizes. 

Um dos grandes benefícios dessa incisão de maior alcance é a retirada de estrias na região da barriga, aquelas localizadas abaixo do umbigo. 

Quanto às que estão localizadas na região superior, a tendência é que elas também fiquem menos visíveis, pois serão deslocadas para a parte inferior. 

Cicatriz em âncora

Esse tipo de cicatriz é o maior, uma vez que como o próprio nome já diz , ela possui o formato de uma âncora ou T invertido. 

Ela merece atenção especial, especialmente no processo pós-cirúrgico, por ser maior. 

A indicação para a abdominoplastia em âncora é quando houve grandes perdas de peso, resultando em bastante acúmulo de pele. 



Ademais, em situações em que há ainda gordura no tronco corporal. Portanto, torna-se necessária maior intervenção para obtenção de um resultado satisfatório. 

Nesse caso, a cicatriz umbilical inicial é alterada, pois há necessidade de refazer o umbigo, devido a retirada significativa de pele na região da barriga.



No local, ficará uma cicatriz pequena, resultado da construção de um novo umbigo.

O processo de recuperação nesse caso é mais demorado e precisa de atenção especial de uma equipe de profissionais preparados. 

Esse tipo de cicatriz de abdominoplastia é uma das mais visíveis devido à sua extensão. 

Cicatriz de abdominoplastia: cuidados especiais

Ao ler o texto acima foi possível conhecer os tipos de cicatrizes resultantes dos processos cirúrgicos para a retirada de gordura e pele excessivas na região abdominal. 

O acompanhamento com uma equipe multidisciplinar fará toda a diferença na recuperação e na suavização da cicatriz. Para ter os melhores resultados, fale apenas com profissionais especializados e fuja de dicas caseiras. Fale com uma de nossas atendentes AQUI.



Dessa forma, o fisioterapeuta é um dos profissionais mais indicados para auxiliar nas orientações e cuidados básicos no pós-operatório.

Seguir as recomendações ajudará no restabelecimento da locomoção, alívio da dor e principalmente na redução das possibilidades de complicações. 

As mais comuns são: 

  • Seroma; 

  • Necrose cutânea; 

  • Infecção.

Cicatriz de abdominoplastia: entendendo um pouco mais sobre as complicações que podem surgir

Seroma

É uma das complicações mais comuns nos processos cirúrgicos, trata-se do acúmulo de líquido embaixo da pele, na região da cirurgia. 

O próprio sistema imunológico do paciente reage causando o processo inflamatório, que por sua vez pode se manifestar de várias formas. 

Uma delas é a própria alteração da pele, tais como inchaço, dor, vermelhidão e até mesmo extravasão de líquido na região. 



Para tratar o seroma ou mesmo evitar que ela apareça, a drenagem linfática é um dos recursos mais indicados. 

Visando alcançar os resultados esperados, é importante que o fisioterapeuta dermatofuncional altamente capacitado seja o responsável por proceder com a drenagem. 



Ademais, não é preciso esperar o surgimento de seroma para realizar a drenagem linfática, pois esse procedimento é um excelente auxiliar no processo pós-operatório. 

O osteopata também é um profissional indicado a participar,  pois contribui para redução da dor e restabelecimento dos movimentos. 

Necrose Cutânea

Essa também é uma complicação  na cicatriz de abdominoplastia  que também precisa de muita atenção. 

Pois, pode começar de forma simples e quando não tratada evoluir para um quadro grave, prejudicando a recuperação.

Ela é muito comum em pessoas que fumam, por isso, é importante que o paciente interrompa o uso pelo menos durante o processo de preparação para a cirurgia até a completa recuperação. 



Os principais sintomas de necrose são a presença da cor vermelha intensa na cicatriz de abdominoplastia, além de inchaço e escurecimento da região. 

A forma mais comum de tratamento da necrose cutânea é por meio de curativos, pomadas e até mesmo o desbridamento químico. 

Quando ocorre a necrose é preciso ter paciência, pois a recuperação do tecido pode demorar de semanas a meses. 

Infecção

Também muito comum no processo de recuperação da abdominoplastia, ela pode ser causada pela infecção na ferida ou mesmo em um seroma infectado. 

Pacientes com problemas de saúde  graves, como diabéticos, têm maiores chances de sofrerem com infecção. 

O tabagismo é um dos principais potencializadores do surgimento de infecções pós-operatórias em geral.  

Aos primeiros sinais, tais como dor local, calor excessivo, mal estar ou aspecto diferenciado na cicatriz de abdominoplastia é importante buscar orientação médica. 

Fisioterapeuta, osteopata e cirurgião plástico: um equipe multiprofissional para lhe ajudar em todo o processo pós-operatório

A cirurgia de abdominoplastia é um procedimento sério assim como qualquer outra cirurgia. 

Sendo assim, é importante contar com o apoio de profissionais de saúde habilitados para lhe auxiliar em todas as etapas. 

Cicatriz de abdominoplastia - equipe medica

O cirurgião plástico é o médico responsável por coordenar todo o processo cirúrgico, por isso, escolher um profissional experiente e de renome é fundamental. 

Estabelecer um relacionamento de confiança fará toda a diferença no resultado, pois você estará totalmente segura. 



O fisioterapeuta é tão importante quanto o médico cirurgião, sua qualificação é indispensável, por isso, ele precisa ser consultado antes mesmo da realização da cirurgia. Fale com a Fisioterapeuta Ketty AQUI

Uma boa conversa com ele ajudará a obter os esclarecimentos necessários sobre as sessões de drenagem linfática dermato funcional.



Elas vão garantir que o pós-operatório seja mais tranquilo, com a recuperação muito mais rápida e menor incidência de complicações. 

O osteopata é um profissional que vai auxiliar na retomada dos movimentos, corrigindo a postura, aliviando as dores por meio de massagens específicas. 



A osteopatia é uma terapia cujo objetivo é auxiliar na recuperação pós-cirúrgica e no restabelecimento do equilíbrio.

Por ser, uma medicina alternativa com conhecimentos profundos sobre o corpo e a mente, o objetivo é promover o perfeito equilíbrio entre as partes. 

Além disso, seu trabalho visa diminuir e aliviar as dores comuns no processo pós-operatório. 



Para obtenção dos resultados desejados, é importante consultar o fisioterapeuta e o osteopata antes da cirurgia para que seja feita uma avaliação. 

Se algum dos profissionais julgar necessário algum procedimento visando corrigir postura ou alguma melhoria, o atendimento será feito e o paciente estará melhor preparado para o momento cirúrgico.

Ademais, após todo o processo é hora de cuidar da cicatriz de abdominoplastia, por meio de massagens  e manobras que visem deixá-la mais suave e com menor possibilidade de complicações

Conclusão

Agora que você já sabe como fazer para cuidar bem da cicatriz de abdominoplastia é hora de escolher os profissionais que vão auxiliar na conquista de uma barriga lisa e muito mais bonita. 

Em nossa clínica você encontra serviços completos de fisioterapia para a realização de cirurgia plástica e reparadora. 



Nosso atendimento inclui as três etapas do processo. Sendo assim, começamos nosso acompanhamento desde o pré-operatório, no intra-operatório e pós-operatório. 

Dessa forma, nossos pacientes terão todo o apoio que precisam para realizar a cirurgia e ter uma recuperação muito mais confortável. 
Clique aqui e conheça nossos serviços.

Gostou dessa publicação?

Curta e compartilhe.

Veja também